* Grupo 3
* Gabriela Marcolino de Menezes N° 13, Gabrielle dos Santos Nº14, Mayza Carolaine de Jesus Sousa N º26, Paloma Hoffmann Jureman N º29
A POLUIÇÃO DO SOLO
*A poluição do solo, ou seja, a camada superficial da crosta terrestre, ocorre devido os malefícios diretos e indiretos causados pela desordenada exploração e ocupação do meio ambiente, depositando no solo elementos químicos estranhos, prejudiciais às formas de vida microbiológica e sua colaboração em relação às interações ecológicas regulares.
PRINCIPAIS CAUSAS
*As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
EXEMPLO
*O vidro, por exemplo, leva cerca de 5 mil anos para se decompor, enquanto certos tipos de plástico, impermeáveis ao processo de biodegradação promovido pelos micro-organismos, levam milhões de anos para se desintegrarem. Assim, o material sólido do lixo demora muito tempo para desaparecer no ambiente.
SOLUÇÕES
* As soluções usadas para reduzir o acúmulo de lixo, como a incineração e a deposição em aterros, também têm efeito poluidor, pois emitem fumaça tóxica, no primeiro caso, ou produzem fluidos tóxicos que se infiltram no solo e contaminam os lençóis de água.
CONTAMINAÇÃO
*A contaminação do solo é determinada considerando a presença natural de substâncias potencialmente perigosas, tais como alguns metais pesados, produtos químicos e resíduos nucleares.
POLUIÇÃO DE ORIGEM AGRÍCOLA * A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo uso indevido de Defensivos Agrícola, técnicas arcaicas de produção (a exemplo do subproduto da cana-de-açúcar, o vinhoto; dos curtumes e a criação de porcos).
* Os Defensivos Agrícola são substâncias que os agricultores colocam nas plantações. Eles impedem que insectos e outros pragas acabem com a produção. Que controlam fungos. São como uma vacina contra as doenças das plantas.
* Os fertilizantes servem para fazer as plantas crescerem mais fortes.
* Os principais Defensivos Agrícola são os pesticidas e os herbicidas. Cada um mata um tipo de praga. Os principais fertilizantes são os fosfatos e nitratos, que vão se acumulando no solo e poluindo cada vez mais.
TIPOS DE PESTICIDAS
* Existem vários tipos de pesticidas, que podem ser:
* Acaricidas: para o controle de ácaros.
* Bactericidas: para o controle de bactérias.
* Fungicidas: para o controle de fungos.
* Herbicidas: para o controle de ervas daninhas.
* Insecticidas: para o controle de insectos.
* Nematicidas: para o controle de nematoides (vermes).
ATERROS SANITÁRIOS
* Uma das formas de se lidar com os resíduos urbanos é a destinação de locais de depósito para os mesmos, denominados aterros.Em geral, um aterro sanitário deve ter vida útil de, no mínimo, 10 anos mas alguns não chegam a durar esse tempo.
* A área para instalação do aterro deve ser criteriosamente avaliada, levando-se em conta principalmente a condição das águas no local, deve-se evitar a possibilidade de contaminação dos lençóis freáticos, a ausência de populações próximas é muito importante, assim como a sua localização quer a nível de acessos quer a nível de arejamento (zonas altas).
* Os resíduos, antes de serem depositados em aterro, devem ser devidamente compactados a fim de economizar espaço útil.
* O fundo e os lados dos aterros são vedados com duas camadas de telas impermeáveis de forma a evitar passagem das águas dos resíduos (lixiviados) para o solo.
INCINERAÇÃO
* Incineração[editar] * A incineração dos resíduos é feita em fornos especiais. O processo de incineração, entretanto, envolve a utilização de filtros e redutores de emissão de gases tóxicos, entre os quais monóxido de carbono, dióxido de carbono e dióxido de enxofre.
* Assim, o processo de Co-Incineração implica adaptações mínimas nas cimenteiras.* Numa primeira fase, os resíduos industriais perigosos são enviados para uma estação de pré-tratamento. Os lixos com pouco poder calorífico são fluidizados (trituração, dispersão e separação dos materiais ferrosos); os resíduos líquidos são impregnados com serradura e submetidos a uma possível centrifugação (no caso de possuírem grandes quantidades de água); os resíduos termo fusíveis, alcatrão e betumes, são rearmazenados em lotes.
* Numa segunda fase os resíduos são levados para as cimenteiras. Em caso de acidente de transporte, os impactos ambientais serão muito menores do que antes do tratamento dos mesmos.
* Nas cimenteiras são pulverizados para o forno tirando partido do seu poder calorífico (Ex: combustíveis) ou utilizados como matéria-prima substituta na produção de cimento.
CONSEQUÊNCIAS * Consequências[editar]
* Uma das principais consequências é a infertilização do solo para plantação e a contaminação da água. A terra se torna improdutiva e não se tem como plantar nenhum outro tipo de plantação.
* Desfertilização do solo
* Saturação do solo
* Deposição ou infiltração no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes
* Contaminação do solo com metano e dióxido de carbono
* Perda das funções e qualidades do solo devido à introdução de poluentes
* Alteração da tipografia
* Perda da fauna
* Alteração da densidade e consistência do solo
* Alteração da aptidão para drenagem natural
* Alteração do solo em profundidade
* Alterações da qualidade da água à superfície e em correntes
* Lixiviação de contaminantes de instalações, em particular lixiviados de aterros
* Fugas de Tanques
* Deposição com impregnação de líquidos poluentes
* Aplicação direta de resíduos da terra, como por eXemplo lamas de esgoto* Produção e migração de gás nos aterros conduzindo ao aumento de temperatura dos solos
* Contaminação dos solos através do movimento ascendente dos lixiviados por ação capilar, sob determinadas condições climatéricas .
CONTAMINAÇÃO
* Para defender e preservar a qualidade do solo devemos:
* Tratar lixos e resíduos domésticos e industriais.
* Colocar o lixo no local correto.
* Proteger as florestas.
* Utilizar sempre que possível materiais reciclados e preferir produtos ecológicos.
* Colaborar na reciclagem de vidro, papel, cartão, alumínio e plásticos, fazendo a separação dos lixos.
* Cultivar organicamente.
DESCONTAMINAÇÃO
* Descontaminação dos solos
* Regra geral, a contaminação do solo torna-se um problema quando:
* Há uma fonte de contaminação
* Há vias de transferência de poluentes que viabilizam o aumento da área contaminada
* Há indivíduos e bens ameaçados com essa poluição
O PROBLEMA PODE SER RESOLVIDO:
* O problema pode ser resolvido por:
* Remoção dos indivíduos ou bens ameaçados
* Remoção da fonte de poluição
* Bloqueamento das vias de transferência (isolamento da área)
* Em suma pode distinguir-se duas linhas de descontaminação dos solos:
* In-situ: a operação de descontaminação dá-se no local onde se encontra o terreno, a regenerar, sendo os contaminantes retirados do solo através de meios de transporte como
água e ar. Estes veículos de transporte são então tratados por via, química, biológica ou mecânica, e novamente introduzidos no terreno
* Ex-situ: este tipo de operação implica a remoção do solo do local onde este se encontra inicialmente, de modo a ser submetido a uma descontaminação. Os tratamentos ex-situ podem ser:
* On-site: quando ocorrem diretamente no local (por exemplo através de uma unidade de lavagem dos solos)
* Off-site: quando o tratamento implica o transporte do solo até à central de tratamento, onde sofre determinados processos de descontaminação. http://www.youtube.com/watch?v=Xtc9eMYnJWE
http://www.youtube.com/watch?v=NNDY3fwkiJQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário